Se você tem lipedema e precisa de uma lipoaspiração, saiba que a recusa do plano de saúde em cobrir o procedimento de lipoaspiração para lipedema deve ter ocorrido de maneira ilegal e, por isso, deve ser contestada.
Leia com muita atenção, pois este artigo explicará como proceder para obter a cobertura do seu plano de saúde para a lipoaspiração, uma cirurgia necessária e não meramente estética.
O Que é Lipedema?
O lipedema é uma doença crônica, principalmente hormonal, que causa um acúmulo desproporcional de gordura nas pernas e, em alguns casos, nos braços. Afeta majoritariamente mulheres e pode provocar dor, inchaço e hematomas frequentes, além de complicações psicológicas devido às mudanças físicas e à dor constante, tendo impactos, por vezes, na saúde mental da paciente.
Diagnóstico e Tratamento do Lipedema
O diagnóstico é clínico, geralmente confirmado por ultrassom. O tratamento visa aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida, incluindo dieta anti-inflamatória, exercícios físicos, uso de meias de compressão e, em casos mais avançados, a lipoaspiração para retirar o excesso de gordura, auxiliando assim na articulação, locomoção e bem-estar da paciente.
Por Que a Lipoaspiração é Necessária?
A lipoaspiração, especificamente a técnica tumescente, é recomendada quando os tratamentos conservadores não aliviam os sintomas. Este procedimento não é estético; é uma intervenção clínica essencial para o manejo do lipedema.
A Cobertura da Lipoaspiração pelo Plano de Saúde
Embora a lipoaspiração seja frequentemente negada pelos planos de saúde por ser considerada estética, essa recusa é ilegal quando há recomendação médica para tratar o lipedema. Diversas decisões judiciais de casos patrocinados pelo escritório têm garantido a cobertura do procedimento nesses casos. Cada caso é único e dependerá – principalmente – da análise do seu médico de confiança para sabermos se é necessário o procedimento da lipoaspiração ou não.
Como Proceder em Caso de Recusa
- Reúna Documentos: Tenha em mãos a prescrição médica, relatório clínico, negativa do plano de saúde, e comprovantes de pagamento das mensalidades dos últimos três meses. Caso tenha dificuldades em realizar a negativa, entre em contato que o escritório GBAdv irá te auxiliar nisso!
- Contrate um Advogado: O GBAdv é um escritório especializado em direito da saúde e preparado para atender o seu caso, se estiver passando por uma situação que necessita de autorização para realizar a cirurgia custeada pelo plano de saúde, entre em contato!
- Ação Judicial – quanto tempo demora? O processo judicial pode ser longo, mas muitas decisões em que são obtidas as liminares favoráveis ao direito da paciente, demonstrando que há grandes chances de sucesso. Por isso não desista do seu direito!
Dúvidas Comuns
É Causa Ganha? Cada caso é único, por isso é fundamental que entre em contato conosco para que possamos avaliar suas chances concretas. Decisões anteriores vem sendo favoráveis e aumentam as chances de sucesso do seu caso, por isso não deixe seu direito para depois!
O Que é Necessário Para Ingressar com a Ação? Além dos documentos mencionados, o suporte de um advogado experiente é fundamental para orientar e acompanhar todo o processo judicial.
Conclusão
Se você sofre de lipedema e precisa de uma lipoaspiração, não aceite a negativa do plano de saúde sem contestar. Com a orientação adequada, é possível garantir seu direito ao tratamento necessário.
Para mais informações e assistência, entre em contato com nossa equipe, que é especializada em Direito à Saúde e terá um prazer imenso em te atender, buscando concretizar seu direito!
Não tem diferença para o processo se seu plano de saúde é Bradesco, Sul América, Unimed, Unimed Fesp, Unimed Seguros, Central Nacional, Cassi, Cabesp, Notredame, Intermédica, Allianz, Porto Seguro, Amil, Marítima Sompo, São Cristóvão, Prevent Senior, Hap Vida ou qualquer outro plano de saúde.
E se você gostou desse conteúdo e acha que ele pode ser relevante para alguma conhecida sua, não deixe de encaminhar para ela! A boa informação deve ser propagada!
Artigo escrito pela equipe do escritório GBAdv.
e-mail: gabriel@gabrielbergamo.com